Suba 100 Challenge

Suba 100 MILHAS é o primeiro CHALLENGE de MTB realizado na Bahia, em um cenário único os Inselbergs, formações rochosas encontradas na região de Santa Teresinha as "ilhas terrestres" como gostam de ser chamadas dão um toque especial a esse desafio.

Um Challenge como nunca visto na Bahia, com uma demarcação inconfundível, em um cenário único provida de uma estrutura digna das grandes provas.

2° Dia - Desafio da Serra da Jiboia

24 de Agosto, 6:30 da manhã, eis que o alarme Elson toca: “LEVANTA QUE O DESAFIO AINDA NÃO ESTÁ COMPLETO”. Após um bom descanso na Pousada Estalagem Serra da Jibóia todos acordaram e se prepararam para mais um dia de desafio, todos de bikes “limpas” e barriga cheia partiu. O pedal começou com pelo menos uns 30 minutos de subida pelo asfalto até o ponto de entrada para trilha, um belo esquente para todos, cada um no seu tempo.  Em seguida entramos num estradão e entre subidas e descidas chegamos no povoado de Pedra Branca onde paramos para tomar refrigerantes. No mesmo local se reuniam vários ciclistas de Castro Alves que reconheceram nosso grupo e começaram a falar sobre algumas trilhas da região. Tiramos algumas fotos em conjunto e partimos em direção as antenas. Continuamos nossa subida e de repente a corrente de Carla Guimarães quebrou e o joelho de Sabrina começou a doer, na verdade o power link tinha soltado e Sabrina colocou silver tape para segurar o joelho, nunca na vida tinha visto nenhum dos dois casos mas tudo bem. Rei, Welligton e Cerqueira nos aguardavam mais a frente na cachoeira do Malandra, onde paramos para nos refrescar com aquela água gelada. Mais alguns minutos de subida e chegamos nas antenas, um visual maravilhoso, só indo entender o que estou falando. Pela primeira vez no Mural uma mulher subiu até as antenas da Serra da Jibóia, melhor, três guerreiras.
Aproveitamos o momento para contemplar a paisagem, tirar fotos e descansar um pouco. Como dizia Isaac Newton: “tudo que sobe, desce”, começamos a descida por um single track, depois por uma mata fechada com muita lama e tivemos que empurrar. Superada a mata, vesti a capa do super Mural e protagonizei o vôo da Jibóia, numa descida alucinante com muitas valas, tentando segurar o freio atrás de Guga  não consegui desviar de uma vala profunda e tomei um capote cinematográfico, tudo registrado pelo selfie man (Cerqueira) que vinha atrás, nenhum osso quebrado, partiu. Seguimos em direção a casa da farofa onde almoçamos e descansamos. Quando a maresia começou a bater levantamos e continuamos a trilha. Em uma subida no meio de um pasto cheio de bois parei para ver uma jibóia (eu acho), não era de 3 m, mas uns 10 cm...rsrs, Malandra vinha logo atrás, os 8 jiboieiros que estavam na frente correram para passar a cancela pois os bois vieram atrás, quando eu e Malandra chegamos perto da cancela os bois estavam entre nós e o restante do grupo e entre as cercas laterais, os bois ficaram rodando entre nós e a cancela, momento tenso, eu e Malandra encostamos na cerca e ficamos agachados atrás das bikes esperando os bois passarem para nos juntar com a galera. Na seqüência subimos a ladeira dos dez, que por sinal pode ser rebatizada, pois brocamos ela em menos de 10 minutos. No topo Elson parou e perguntou se estávamos cansados, uns diziam que sim, outros que estavam bem, mas o foco ficou em Cerqueira que começou dizendo que estava bem, depois mais ou menos, e finalmente cansou...kkkkkk continuamos o e quem pensou que já tinha acabado estava enganado pois ainda viria a ladeira do arromba batata. Poucos tentaram subir pedalando sem sucesso, eu fui um deles, pensei em parar em um momento mas a medida que ia passando cada jiboieiro ia ouvindo incentivos que não me deixava parar, infelizmente não consegui zerar pois o ar acabou e continuei a subida empurrando. No topo da ladeira paramos e olhamos para trás e vimos as antenas de onde viemos. Finalmente concluímos, todos largaram suas bikes e se abraçaram, minha Carla chorou de emoção ao abraçar sua xará e Sabrina, pois elas tinham conseguido. Levei um troféu e entreguei para as meninas, pois elas foram guerreiras. Vale ressaltar que 60 % do grupo foi composto de novatos e ao final foram elogiados e reconhecidos pelos veteranos pelo estado que concluíram o desafio, nós chegamos bem!!! O churrasqueiro foi tomar banho enquanto o restante atacava a comida e ria com as presepadas de Cerqueira. De repente Elson apereceu com uma caixa de som e rolou um harlem shake demonstrando a felicidade que estávamos. Todos bem alimentados e limpos partimos para casa. Durante a volta, a jibóia entrou em Welligton, após uma cervejinha e outras bebidinhas ele chamou raul na estrada rsrsrs Não venham que a jibóia pega e entra! Rsrs Obrigado a família Mural pela emoção dos desafios!!! BMMP. Lucas Rocha.